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Portfolio a gamificação em propostas de educação infantil

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Portfólio a gamificação em propostas de educação infantil

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Descrição

Portfolio a gamificação em propostas de educação infantil

 

Portfolio a gamificação em propostas de educação infantil A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em propostas de Educação Infantil.

Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Portfolio a gamificação em propostas de educação infantil Aprovada em 2018, a BNCC vem alterar não somente os currículos da Educação Básica, mas a perspectiva da atuação docente, que especificamente na Educação Infantil deve considerar como eixos estruturantes

“[…] as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações” (BRASIL, 2018, p. 33), interações essas que ocorrem com os pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens

desenvolvimento e socialização, evidenciando o cotidiano da infância, transferindo aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018)

A partir desses eixos, a BNCC está estruturada em cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais são permeados por ludicidade, inovação e ampliação das possibilidades de aprendizagem.

Com as alterações promovidas pela BNCC, os contextos de aprendizagem têm sido organizados de maneira diferente daquela usualmente tradicional, o que nos faz pensar em mudanças que vão ao encontro das metodologias ativas por meio de experiências inovadoras

significativas, que condizem com as expectativas atuais dos alunos. Essas propostas também asseguram a ludicidade, com o desenvolvimento de características como a cooperação, espontaneidade, autonomia, capacidade de abstração e atenção por serem intrigantes e estimulantes.

Produção Textual a gamificação em propostas de educação infantil

Entre as estratégias que podem ser utilizadas no trabalho pedagógico está a gamificação que se refere ao processo de inserir princípios e elementos dos jogos no processo educativo.

Contudo Não é necessário obrigatoriamente utilizar e manipular um game (jogo), mas é preciso criar situações de aprendizagem mediadas pelo desafio, prazer e entretenimento.

Essas situações Assim podem ser desenvolvidas em “cenários escolares e não escolares que potencializam o desenvolvimento de
habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outras), habilidades sociais (comunicação, assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outras) e habilidades motoras”.

(FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014).

Situação geradora de aprendizagem
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Contudo é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, o documento direciona o trabalho Assim

pedagógico a partir de campos de experiências tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.

Os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala de aula considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil. Assim,

Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores, a coordenadora da escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de experiências contudo e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil.Contudo

Pedagogia

Durante um dos encontros, a coordenadora levou um material para leitura que falava sobre gamificação. Muitas professoras desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos encaminhamentos pedagógicos.Contudo

A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o termo está relacionado a utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo, como o processo educativo, estabelecendo assim, paralelos com a perspectiva lúdica, a forma criativa de
abordar os conteúdos e a aprendizagem ativa. Assim,

Assim, As professoras ressaltaram ainda que o jogo,Assim,  o brinquedo e a brincadeira beneficiam as aprendizagens, e foram desafiadas pela coordenadora com a problematização: Contudo, Como elaborar um plano de aula Contudo voltado para a Educação Infantil considerando a gamificação? A coordenação indicou ainda a utilização de jogos on-line de uma brinquedoteca virtual Assim, disponibilizados por uma
universidade para enriquecer o trabalho realizado.Contudo

a) Ler os textos disponibilizados em anexo:
Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil” (da página 35 até
52). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18
jul. 2020.
Texto 2: Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em:
https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/. Acesso em: 17 jul. 2020.
Texto 3: INÁCIO, Raul; RIBAS, Vania; MARIA, Luciane. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos
sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciana Maria; ULBRICHT, Vania Ribas;
BATISTA, Claudia Regina. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. Disponível
em: https://books.google.com.br/books?id=r6TcBAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false. Acesso: 17 jul. 2020.

PTI

b) Assim, Elaborar um texto sobre gamificação e as possibilidades de trabalho a partir de sua
utilização. A produção textual deve conter: Contudo

• Introdução: neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o
que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.
• Desenvolvimento: você deve elaborar um texto entre 3 a 5 páginas sobre a gamificação e as
possibilidades de trabalho a partir de sua utilização. Contudo
• Conclusão: sintetização dos elementos discutidos, em até uma página. Manifeste o seu ponto
de vista e opinião sobre o assunto trabalhado. Apresente também as contribuições que o
trabalho trouxe para o seu aprendizado.Contudo
• Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram utilizados para
desenvolver o trabalho.Contudo

c) Assim, Elaborar um plano de aula (modelo a seguir) para a Educação Infantil contemplando a
perspectiva de gamificação na educação a partir de jogos on-line contidos na brinquedoteca

Contudo virtual da instituição, hospedada numa “pasta tipo leitura” da disciplina “Práticas Pedagógicas
em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil”.

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