Portfólio Retratos da Real Beleza Dove

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Retratos da Real Beleza da Dove. Portfólio Do conceito ao lançamento do produto A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

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Descrição

Portfólio Retratos da Real Beleza Dove

Retratos da Real Beleza da Dove. Portfólio Do conceito ao lançamento do produto A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG)

Portfólio Retratos da Real Beleza Dove terá como temática: “Do conceito ao lançamento de produtos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

Portfólio Retratos da Real Beleza Nesta produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético Portfólio “Retratos da Real Beleza”, pensado a partir do texto adaptado da reportagem Portfólio “Como nasceu o viral Dove Real Beleza feito por brasileiros”. Disponível em: https://exame.com/marketing/como-nasceu-o-viraldove-real-beleza-feito-por-brasileiros/. Acesso em: 22 jul. 2020.

A campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, conquistou um sucesso poucas vezes visto na propaganda mundial. É o vídeo publicitário mais assistido da história do YouTube e já supera 164 milhões de acessos, além de ser vencedor do prêmio principal do Festival de Cannes 2013, o Grand Prix.

A campanha foi promovida antes nos EUA, no Canadá, na Austrália e no Brasil. Com o sucesso nas primeiras 24 horas, foi traduzida para outras 25 línguas e lançada em 45 canais regionais da marca no YouTube.

O objetivo não era aumentar a receita com a venda de produtos. Mas, sim, gerar uma aproximação e relacionamento com todas as mulheres. Para isso, a Dove passou a sempre mostrar em suas peças mulheres reais, que não necessariamente fazem parte do que é considerado como padrão de beleza.

Produção textual retratos da real beleza

Como explica Ricardo Honegger, diretor de contas da agência. “A peça transformou-se numa experiência social, com um conceito ao mesmo tempo simples e verdadeiro. É fato que as mulheres do mundo inteiro têm em comum a autocrítica excessiva. Descobrimos numa pesquisa de mercado global que apenas 4% sentem-se seguras em relação à sua aparência”

Recebemos o pedido de resgatar o conceito da ‘Real Beleza’, uma assinatura forte da Dove, conta Honegger. Segundo o diretor, os criativos receberam liberdade total na escolha de mídia e formato, e a escolha foi priorizar a internet.

Com a aprovação do cliente, uma equipe enxuta teve pouco mais de três meses para criar toda a ação, um prazo curto para uma empresa global, destaca.

No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora faz retratos-falados das mulheres com base na sua auto descrição, e depois de acordo com o testemunho de terceiros, “O que vou levar comigo é a reação emocionante que elas tiveram ao ver seus retratos pendurados lado a lado.

Eu acho que muitas dessas corajosas mulheres perceberam que tinham uma percepção distorcida de si mesmas
que afetou parte de suas vidas significativamente” (Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI).

O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que todas as voluntárias se enxergavam de uma maneira pouco generosa. Assista à versão estendida do documentário Dove Retratos da Real Beleza:

A partir da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Retratos da Real Beleza”, do caso de sucesso Dove, é possível perceber como uma marca pode se destacar em relação às demais quando sabe utilizar seus produtos e/ou serviços para melhorar a experiência de seus consumidores, aumentando o relacionamento com eles.

Do conceito ao lançamento de produtos

No entanto, para que isso se torne realidade, é necessário um planejamento prévio, para que a empresa conheça quem é o seu
potencial cliente, quais são as suas expectativas e de que maneira ela pode solucionar os seus problemas.

Por isso, esta atividade tem o propósito de inserir você e seus colegas no contexto do marketing! Como faremos isso? Imagine que vocês façam parte do Time de Marketing de uma empresa de Cosméticos localizada em sua região.

O time tem a missão de lançar uma nova linha de produtos Skincare (cuidados com a pele), no segundo semestre de 2020.

No entanto, é imprescindível que seu time esteja atento a alguns aspectos e requisitos solicitados pela diretoria da empresa:▪ Os prós e contras da pandemia da Covid-19, em 2020, para o lançamento da linha de
produtos Skincare;
▪ Utilização de temas relevantes para o público-alvo (por ex: sororidade – união e aliança
entre mulheres, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade etc.);
▪ Viabilidade de divulgação e distribuição visando maior engajamento e relacionamento
com os clientes.
Todas as atividades a serem desenvolvidas encontram-se detalhadas a seguir. Lembrem se de utilizar todas as informações dadas a vocês na SGA para atender aos exercícios propostos:

Portfólio Retratos da Real Beleza

Assim, Dados sobre o negócio
A) Faça a descrição da empresa. Você pode utilizar uma empresa já existente em sua região ou
fictícia. No entanto, a linha de produtos deve ser criada por você, integrante do Time de
Marketing da organização. Para tanto, é necessário constar:
1) Em qual região está localizada a empresa? Quais são as regionalidades (particularidades)?
2) Breve histórico da empresa.
3) Nome da marca – nome da linha de produtos Skincare (recomenda-se que este item seja
desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).
4) Descrição sucinta dos produtos (ou do produto principal) a serem lançados (recomenda-se
que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).
5) Público-alvo (quais são os temas relevantes, por exemplo: sororidade, empoderamento,
igualdade de gênero, diversidade) – isso ajudará na construção da comunicação do seu
produto e imagem da empresa.

Contudo, Conhecendo o mercado e o setor de atuação
B) Pensando no item 5 (Público-alvo), será necessário desenvolver uma pesquisa de potencial
de mercado. Ela auxilia você a conhecer o número de clientes (público-alvo) que comprarão
os seus produtos e quantos permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim
o volume das vendas total compartilhado entre os concorrentes nesse segmento. Para
desenvolver essa pesquisa, siga os passos a seguir:
• Defina os objetivos de sua pesquisa para a nova linha de produtos Skincare. Para começar,
é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, os motivos ou as
necessidades pelas quais você decidiu realizá-la.

Portfólio Anhanguera

• Defina o público-alvo do estudo de mercado. Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o
público-alvo esteja bem delimitado, por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que trabalham
com marketing digital e/ou tecnologia em geral. LEMBRE-SE: os temas relevantes
influenciarão na definição do seu potencial público-alvo.

Contudo, Decida o método. É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados. Enquetes
on-line?; Observação?; Entrevistas?; Questionários? Faça um esboço de como será o seu
instrumento e explique o motivo da escolha a partir do objetivo da pesquisa.
• Estude os concorrentes. Na pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é parte
fundamental, por isso, apresente três concorrentes diretos e três concorrentes indiretos.

Assim, Desenvolvendo o conceito de produto e o mix de marketing
C) A partir da decisão de lançar a nova linha de produtos de cuidados com a pele, você deve apontar para o seu time de marketing qual é a sequência do processo de desenvolvimento de novos produtos, descrevendo o passo a passo.

1) Sua equipe de marketing já realizou boas pesquisas até aqui! Conforme explica Castro (2019), nosso cérebro vasculha dados na memória e cria associações entre eles. Quanto mais dados, mais chances de surgirem conexões inusitadas e ideias criativas.

Assim, Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para criar mais receitas novas. Devorar cultura
agrega valor ao banco de dados do cérebro e aumenta as chances de recombinações criativas.

Contudo A geração de ideias em conceitos ocorre constantemente. O time de marketing do qual você faz parte precisa transformar ideias em conceitos de produtos para a linha Skincare da empresa de cosméticos.

Portfólio unopar

Para isso, utilize o modelo proposto por Slack (1996), descrevendo a forma, função, objetivo e benefícios globais dos produtos, para que, posteriormente, sejam avaliados pela organização e colocados à venda.

Assim, Você deve fazer esse exercício com seu time para pelo menos três ideias de produtos
relacionados a cuidados com a pele que integrarão a nova linha Skincare da empresa.

Contudo IMPORTANTE: com os conceitos desses produtos da linha Skincare definidos você terá mais subsídios
para desenvolver as próximas etapas.

2) Agora, chegou o momento de alertar o time sobre a possibilidade de aproveitar as embalagens da nova linha de produtos como um atributo que agregue valor. Portanto, oriente-os sobre as ações que a embalagem pode cumprir como uma ferramenta do marketing.

A criação de uma embalagem ilustrativa não é obrigatória, mas enriquecerá o seu trabalho e é um exercício de criatividade que ajuda a tangibilizar o conceito dos produtos em lançamento.

3) Você deve apresentar ao seu time informações a respeito do processo de adoção do novo produto e uma estratégia de marketing para acelerar o trajeto que os clientes fazem por cada uma de suas etapas, de forma a tornar este processo mais rápido.

4) Outra orientação que você deve dar ao time é sobre os níveis de canal que poderão ser utilizados, bem como os graus de concentração possíveis, exemplificando-os no contexto da empresa de cosméticos para a nova linha de produtos Skincare.

Atividade 1

5) Você também deve indicar ao seu time o que deve ser considerado na estratégia de preço-alvo,
que é considerada a mais adequada para o lançamento da nova linha de produtos

6) Para uma empresa ser competitiva e se destacar no mercado é preciso que ela conheça o seu público- alvo. Estudar o comportamento do consumidor tem o objetivo de saber o porquê, quando, como e onde as pessoas compram, ou mesmo porque elas decidiram não adquirir determinados produtos ou serviços.

Assim, Todo esse processo de compra envolve fatores emocionais, sociais e econômicos. Portanto, conhecer e compreender o processo de tomada de decisão das pessoas é crucial para desenvolver a vantagem competitiva.

Por isso, seu time de marketing deverá desenvolver os possíveis fatores influenciadores no comportamento do consumidor da nova linha de produtos Skincare.

Complete o quadro a seguir com, no mínimo, três elementos que podem influenciar o comportamento do consumidor. Desenvolva ainda ações para potencializar ou neutralizar esses fatores.Portfólio Retratos da Real Beleza

7) Agora que a empresa já conhece os principais fatores que poderão interferir no comportamento de seus consumidores, oriente seu time sobre qual deve ser o resultado esperado em relação às vendas e lucratividade nas duas primeiras fases do ciclo de vida dos novos produtos desenvolvidos para a linha Skincare, bem como os tipos de estratégia para cada uma delas.

 

Informação adicional

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