Produção Textual Parceiro Magalu
Produção Textual Parceiro Magalu, Em razão dos efeitos econômicos da pandemia causada pela Covid-19, ao menos 600 mil
micro e pequenas empresas encerraram suas atividades e mais de 9 milhões de colaboradores foram
demitidos (SEBRAE, 2020). De acordo com a pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos
pequenos negócios”, 73% dos entrevistados disseram que a situação antes da pandemia estava em
patamares ruins ou razoáveis. Após a chegada do novo coronavírus no país, os resultados negativos
se intensificaram. Cerca de 62% dos empreendedores interromperam as atividades
Portfólio Parceiro Magalu temporariamente ou em definitivo. Quase 88% deles viram seu faturamento cair em média 75%
(SEBRAE, 2020).
Dentro da crise econômica e de saúde atual, o comércio físico precisa se adaptar, tanto
durante a pandemia quanto após a pandemia. Será preciso continuar a investir no digital e em novas
formas de se relacionar com o consumidor; além disso, o processo de digitalização precisa ser
acelerado. Porém, o que fazer nesse cenário de pandemia na ausência de recursos digitais e vendas
on-line?
Pensando em novas estratégias de vendas diante das medidas de distanciamento social em
combate à Covid-19, a empresa Magazine Luiza desenvolveu uma plataforma digital para auxiliar as
vendas de microempresários nesse período. Com o nome de Parceiro Magalu, o portal possibilita
que pequenos vendedores possam anunciar seus produtos na multinacional, que custeará o valor
total do frete para os possíveis clientes. A ação já está em validação e os cadastros são inteiramente
gratuitos, como mostra a Figura 1
Portfólio Parceiro Magalu
A ideia da ação é possibilitar união e fomento para pequenos empresários, de modo que
estes passem a ter mais espaços no mercado. O serviço funcionará da seguinte forma: para os
microempreendedores individuais (MEI), ou demais empresas registradas no Simples Nacional, será
ofertada a possibilidade de disponibilizar os produtos no site e no aplicativo do Magalu. Desse modo,
espera-se que as marcas passem a ter mais visibilidade de mercado, aumentando o número de
vendas. Nessa categoria, podem participar as empresas que tenham um faturamento de até R$ 5
milhões por ano. Os empreendedores não precisarão custear o frete, que será financiado pela
multinacional e suas notas fiscais apresentarão uma taxação de 3,99% com validade até o dia 31 de
julho (ANDRADE, 2020).
Já no caso dos demais tipos de pessoas jurídicas, a parceria permite que sejam criadas e
divulgadas as próprias lojas virtuais, com os produtos que estarão hospedados no site. A cada venda
realizada, o Magazine cobrará uma comissão que irá variar de 1% a 12%, baseado no preço e volume
do item comercializado. O processo é dividido em cinco etapas, “você cria uma loja on-line em
ambiente seguro e ainda conta com todo o apoio e segurança nas etapas de venda, cobrança, entrega
e pós-venda!” (ANDRADE, 2020, on-line) como mostra a Figura 2:
Além de contar com etapas fáceis para a criação da loja on-line, o Magazine Luiza
desenvolveu um canal no YouTube com diversos materiais que explicam como fazer a conta e como
manter e divulgar os produtos dos parceiros. Saiba mais clicando no link:
https://www.youtube.com/c/ParceiroMagaluDivulgador.
Parceiro Magalu: plataforma de venda para pequenas empresas
Imagine, portanto, que você seja proprietário de uma micro ou pequena empresa que está
passando por dificuldades financeiras durante a pandemia. Por isso, você deve buscar e
desenvolver novas maneiras de alavancar suas vendas para, assim, voltar a ter lucratividade.
Agora é com você!
Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica
e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o
caso), assista aos vídeos indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu
texto você deve procurar atender aos seguintes questionamentos.
1) DESCREVA A EMPRESA.
• Nome e tamanho da empresa;
• Breve histórico e região;
• Descreva os principais produtos e/ou serviço.
2) GERÊNCIA DE VENDAS
De uma forma geral, para que uma empresa se mantenha de forma adequada no seu mercado
de atuação é necessário que ela busque aumentar cada vez mais suas vendas junto aos seus clientes.
De acordo com a situação apresentada na nossa Produção Textual, podemos observar que diante de
uma pandemia diversas dificuldades podem permear o dia-a-dia de uma empresa, como por
exemplo, a queda nas vendas. E a situação pode se mostrar mais desfavorável ainda principalmente
para empresas de porte pequeno
O portal de vendas do Magazine Luiza se mostra como uma saída para que, por exemplo,
pequenas empresas possam encontrar auxílio para divulgar e vender seus produtos em meio a uma
pandemia, tendo como aliado uma grande corporação como o Magazine Luiza.
Para as pequenas empresas é importante que haja um preparo da sua equipe de vendas…
quando ocorra por exemplo, uma interação on-line junto aos consumidores, no caso de reclamações,
tirar dúvidas sobre algum produto…. é importante que essa equipe de vendas esteja preparada para
atender de forma adequada seus clientes. Segundo KOTLER (2012, 594),
Produção Textual Parceiro Magalu
Comente sobre as seguintes questões (Considerando o ambiente de operação de atividades
junto ao Magazine Luiza):
• Qual seria a importância da Área de Vendas para uma empresa?
• A importância do Recrutamento e Seleção de vendedores.
• A importância do Treinamento de vendedores.
• A importância da Motivação de vendedores.
• A importância da Avaliação de vendedores.
Observação: Leve em conta que os vendedores (das
3) PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
As dificuldades financeiras que a empresa está passando são resultados de processos
anteriores que não foram bem sucedidos. Antes de tomar qualquer decisão é interessante a empresa
realizar a análise das suas variáveis internas e externas. Essa análise irá afetar diretamente o
planejamento da empresa. Por isso a equipe deverá desenvolver a matriz SWOT da sua organização.
Elaborando a matriz SWOT os gestores irão identificar os pontos fortes e fracos (ambiente
interno) do negócio; assim como as oportunidades e ameaças (ambiente externo), o que possibilitará
desenvolver ações para potencializar as forças e ainda eliminar ou minimizar as fraquezas
Para produzir a análise SWOT a equipe deverá escolher três fatores, de cada quadrante da
matriz para desenvolvê-la. Portanto, os fatores negativos internos e externos deverão apontar três
elementos (cada quadrante) que podem atrapalhar ou impedir a empresa. E o mesmo deverá ser
realizado para os fatores positivos. Para realizar a análise a equipe deverá apontar quais ações irão
desenvolver para minimizar ou eliminar os fatores negativos apontados na SWOT
4) PESQUISA MERCADOLÓGICA
Após a análise SWOT, você já sabe os fatores positivos e negativos, além das oportunidades
e ameaças da sua empresa. Chegou a hora de elaborar uma pesquisa mercadológica. Pensando no
cenário atual (pessimista) para as vendas e expansão econômica, faça uma pesquisa de potencial de
mercado.
Portfólio parceiro magalu
a pesquisa de potencial de mercado que auxilia os tomadores de decisões a conhecerem o
número de clientes que comprarão os seus produtos ou serviços e quantos desses clientes
permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim o volume das vendas total
compartilhado entre os concorrentes nesse segmento. Para elaborar a pesquisa de potencial de
mercado, siga os passos a apresentados
A. Definir os objetivos de sua pesquisa
Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, ou seja, os
motivos ou a necessidade pela qual você decidiu realizá-la.
B. Definir o público-alvo do estudo de mercado
Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado. Exemplo:
Público-alvo possui uma definição mais ampla, como por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que
trabalham com marketing digital.
C. Decidir o método
É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados.
• Enquetes on-line?
• Observação?
• Entrevistas?
• Questionários?
D. Coletar os dados
Depois de ter muito claro o método que você vai utilizar e o número de pessoas que você
usará como amostra, é hora de coletar os dados. Para isso, você precisa projetar seu instrumento.
Por exemplo: Se você selecionou como um método de coleta de dados a entrevista ou questionário
você precisa elaborá-lo.
E. Estudar os concorrentes
Dentro da pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é uma parte fundamental, por
isso, apresente 3 concorrentes diretos e 3 concorrentes indiretos.
5) LOGÍSTICA E GESTÃO DA QUALIDADE
A pandemia trouxe grandes mudanças no modo de comercializar produtos e serviços. No caso
de produtos o impacto maior foi a mudança de canal de distribuição a ser utilizado, que antes poderia
ser presencial e no decorrer da pandemia mudou para a distância, por meio de sites e aplicativos de
celulares (app). O Magazine Luíza está dando a oportunidade para pequenas empresas e
empresários de comercializar os seus produtos em um ambiente digital, fornecendo toda a
infraestrutura de site e acesso. A sua missão aqui é pesquisar e discorrer sobre o futuro dos canais
de distribuição, conceituando o Market Place e o Omnichanell
6) FORMAÇÃO DE PREÇOS E CUSTOS
Um dos principais problemas que levam às empresas (em especial as micro e pequenas) a
entrarem em dificuldades financeiras com consequente fechamento dos negócios é a rentabilidade.
Dentre outros fatores, a rentabilidade de uma empresa depende substancialmente do correto
dimensionamento dos custos, despesas e do preço de venda a ser praticado. Ocorre que o cálculo do
preço de venda nem sempre pode ser efetuado considerando o desejo da empresa, na maioria das
vezes é preciso se “render” ao mercado.
É neste sentido que você, como um micro empreendedor tem um enorme desafio. Como
atender às demandas do mercado, praticando preços competitivos e ao mesmo tempo manter a
rentabilidade do seu negócio? Tarefa nada fácil, não é verdade? Para que possa responder a esta
questão é necessário um profundo conhecimento da estrutura de custos e despesas da empresa bem
como do mercado no qual ela atua. Ninguém conhece melhor o seu mercado do que você mesmo,
saiba disso. Mas como avaliar corretamente a sua estrutura de despesas e custos? Pensando nisso
propomos um desafio para você: elaborar um relatório resumido que contemple as questões cruciais
relacionadas com a formação de preços e a análise da estrutura de custos, veja:
Produção Textual Parceiro Magalu
• O que vem a ser os custos fixos de minha empresa?
• O que vem a ser os custos variáveis de minha empresa?
• Qual seria a diferença entre custo e despesa na minha estrutura de gastos?
• O que vem a ser o markup no processo de precificação?
• Qual a relação entre minha precificação de produtos, mercadorias e serviços com a lei do
mercado (lei da oferta e da procura) no qual eu atuo?
• Quais variáveis eu deveria considerar para tomar a decisão de colocar os meus produtos à
venda no canal de um grande player como o proposto pela Magalu, por exemplo. Ou de vender os
produtos do meu parceiro ao invés de meus próprios produtos?Produção Textual Parceiro Magalu
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