Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).
administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina.
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde,
cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de Educação Infantil, Ensino Fundamental –
Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”.
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo- argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos
Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao
planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica.
Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a
necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade).
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica.
A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados.
administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina
Depois, veja os vídeos disponíveis no AVA, na pasta de teleaula da disciplina de estágio, e responda às respectivas perguntas: Campo de estágio: Educação Infantil 1.
partir dos vídeos, responda às perguntas: 1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
partir dos vídeos, responda às perguntas: 1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem t
rabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos.
Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
partir dos vídeos, responda às perguntas: 1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na Educação Básica recentemente.
Esse documento fornece orientações e determina competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de
todas as escolas brasileiras, públicas e privadas.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto
Político Pedagógico e da Proposta Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe
pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia)
Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia.
Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa esfera. Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir: 1.
partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”,
e
da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula.
texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situação- problema, deve ser inserido no relatório final.
Iniciar por verbo, em um único tópico,
para indicar o resultado geral relativo à execução de conteúdos e procedimentos da aula.
nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
nível de aplicação –
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever,
registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar,
formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.
Descrever, em tópicos, as ações a serem executadas pelo professor estagiário para o alcance dos objetivos propostos, com ênfase em sua abordagem teórica e prática.
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
12 1) Inicialmente, os alunos ouvirão um pequeno trecho de um texto oral e, em grupos, deverão transcrevê-lo.
2) A partir da transcrição, serão explicadas, aos alunos, as diferenças entre a língua falada e a língua escrita.
3) Após a explicação, os alunos realizarão uma atividade prática, em que deverão retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles anteriormente,
eliminando marcas estritamente interacionais, hesitações e partes de palavras.
4) Na sequência, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo pontuação e excluindo repetições, reduplicações e redundâncias, bem como deverão reconstruir as estruturas truncadas e as concordâncias, além de reordenar o texto sintaticamente.
Atenção: é obrigatório o uso de um recurso tecnológico digital para a execução das atividades em, pelo menos, uma das aulas a serem ministradas.
Por exemplo: para uma atividade de leitura, podem ser mobilizados textos digitais, como vídeos, memes ou outros hipertextos, além de dispositivos móveis como suportes (celulares ou tablets).
Descrever o modo como a avaliação será realizada na aula, discriminando, em tópicos, os itens a seguir: Atividades
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou das atividades, seguindo as normas da ABNT:
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado
no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.
2.1 Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
•
Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho.
2.3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
•
PLANO DE TRABALHO: ENSINO MÉDIO No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Ensino Médio).
Atividade C: Elaborar atividade para a abordagem de temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia,
saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de Ensino Médio dos cursos de Licenciatura,
reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo- argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos
Para realizar essa atividade, analise o Planejamento Anual da disciplina referente ao seu curso e respectivo estágio do Ensino Médio, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”. Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
Qual a proposta do professor quanto aos conteúdos a serem trabalhados pela disciplina para a respectiva série do Ensino Médio.
partir do Guia Prático dos Temas Contemporâneos Transversais – TCT, elabore uma proposta de atividade que reflita a área de
conhecimento na qual se insere a disciplina de seu curso de graduação (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias).
Segundo a legislação educacional brasileira, alguns documentos devem orientar o funcionamento das escolas, para expressar
as finalidades e as necessidades da realidade escolar, entre eles, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.
No ambiente escolar, é comum a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do professor na condução da disciplina em que atua. Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
escola que oferta educação básica, ao mesmo tempo que articula teoria e prática, também contribui com a formação de pessoas, auxiliando-as em sua inserção na prática social
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
Seguindo essa perspectiva, o estágio possibilita, ao acadêmico, além de caracterizar o espaço escolar e observar a atuação específica de cada profissional, observar
atuação integrada de todos os profissionais, visando ao êxito do proposto pela escola.
Ao tratar dos elementos que contribuem para a integração dos profissionais da escola, merece atenção a maneira como a equipe
pedagógica procura agregar o trabalho individual ao coletivo.
Diante da dinâmica escolar, o grande foco fica na centralização das atividades ou na delegação de responsabilidade, na qual cada profissional pode demonstrar sua parcela de compromisso.
O clima harmônico, sustentado pelo relacionamento interpessoal, permite ao estagiário observar, logo no início das atividades, a “leitura da realidade”, que se expressa por meio de diferentes comportamentos de cada profissional da escola.
Assista ao VÍDEO B (Tema: atuação da equipe pedagógica) disponível no AVA, na pasta de teleaula da disciplina de estágio.
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II partir do vídeo, responda aos tópicos seguintes que se referem às atribuições da equipe pedagógica no espaço escolar: 1.
Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor, tendo como referência a utilização do Projeto
Político Pedagógico e da Proposta Curricular.
partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”, Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
e
da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula.
texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas, com a solução da situação- problema, deve ser inserido no relatório final.
nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
nível de aplicação – calcular, Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.
Descrever, em tópicos, as ações a serem executadas pelo professor estagiário para o alcance dos objetivos propostos, com
ênfase em sua abordagem teórica e prática. Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
2) A partir da transcrição, Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II
serão explicadas, aos alunos, as diferenças entre a língua falada e a língua escrita.
23 deverão retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles anteriormente, eliminando marcas estritamente interacionais, hesitações e partes de palavras.
4) Na sequência, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo pontuação e excluindo repetições, reduplicações e redundâncias, bem como deverão reconstruir as estruturas truncadas e as concordâncias, além de reordenar o texto sintaticamente.
Atenção: é obrigatório o uso de um recurso tecnológico digital para a execução das atividades em, pelo menos, uma das aulas a serem ministradas.
Por exemplo: para uma atividade de leitura, podem ser mobilizados textos digitais, como vídeos, memes ou outros hipertextos, além de dispositivos móveis como suportes (celulares ou tablets).
Descrever o modo como a avaliação será realizada na aula, discriminando, em tópicos, os itens a seguir: Atividades
Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou das atividades, seguindo as normas da ABNT:
ATIVIDADE H – Produzir Relatório de estágio Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.
2.1 Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho.
2.3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Gestão).
Atividade B: Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico).
Atividade C: Conhecer a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico), a organização e supervisão da escola e as etapas do processo pedagógico e/ou administrativo.
seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de Gestão dos cursos de Licenciatura,
reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os principais aspectos a serem destacados no segmento no
qual você realiza o estágio.
28 ATIVIDADE B – Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico)
plano de ação precisa considerar a função de gestor educacional, por isso você deverá, nesse plano, elaborar práticas que possam auxiliar o trabalho do Diretor ou Diretor Auxiliar (Vice), como, por exemplo, um projeto que promova mais participação da comunidade na escola;
Para os cursos cuja habilitação é voltada exclusivamente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) e ao Ensino Médio, não serão aceitos planos com propostas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos do plano de ação Nos objetivos, você irá expor a sua intenção ao propor este projeto de intervenção, ou seja, o que se
ATIVIDADE E – Produzir Relatório de Estágio Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.
2.1 Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
•
Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho.
2.3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
Alexandre6 –
Melhor site que existe