INDICE
Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
Portfólio Aprendizagem baseada em problemas. A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia,
uma vez que estes fazem parte do nosso cotidiano. Atualmente, a preocupação não se destina somente aos bons conteúdos,
é relevante ter consciência do aprimoramento dos procedimentos usados para educar. Assim, o uso das
metodologias ativas pode contribuir para que os alunos adquiram maior autonomia, desenvolvam confiança,
enxerguem o aprendizado como algo mais corriqueiro e habitual, tornem-se protagonistas de seu aprendizado e profissionais qualificados e valorizados.
Portfólio Aprendizagem baseada em problemas. Uma das práticas de ensino e aprendizagem considerada como metodologia ativa é a ABP. Trata-se de uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações.
Tem como “inspiração os princípios da escola ativa, […] de um ensino integrado e integrador de conteúdos
, […] das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas”.
(BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação inovadora: Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.) Essa é uma inovação muito interessante e vem sendo bastante utilizada mundo afora em diferentes áreas. Podemos perceber que a ABP vem sendo empregada como
[…] uma dessas estratégias de método inovadoras em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto,de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa.
Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
(SOUZA, S. C; DOURADO, L. Aprendizagem
baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS. v 5. n 31. p. 132. set, 2015)
Deste modo, a ABP constitui-se em um método sistematizado em etapas, que permite, aos professores das mais diversas áreas e níveis de ensino, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
estimular a criatividade de seus alunos, desenvolver a capacidade investigativa e o raciocínio para a resolução de problemas, com o objetivo principal de articular a teoria e a prática.
Portfólio Aprendizagem baseada em problemas. Ademais, para que essa metodologia seja desenvolvida, existem algumas etapas a serem cumpridas.
A primeira etapa corresponde à escolha do contexto real da vida dos alunos para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação.
A segunda etapa segue com os alunos recebendo do professor o contexto problemático.
A terceira etapa é o processo de desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor tutor e,
na última etapa, elaboram a síntese das discussões e reflexões, sistematizam as soluções encontradas para os problemas, preparam a
apresentação para a turma e para o tutor e promovem a autoavaliação do processo de aprendizagem
que realizaram.
Nesta perspectiva, a elaboração da PTI estrutura-se na intenção de fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico e ativo.
A partir da necessidade de um aprimoramento das ideias destinadas à aprendizagem baseada em problemas,
levando em consideração seus aspectos conceituais e históricos,
você deverá refletir sobre cada uma das características e etapas que estruturam a ABP,
pensar sobre suas vantagens e dificuldades e ponderar sobre a relevância de estratégias inovadoras nas diversas áreas que compõem as disciplinas deste semestre.
Produção Textual Aprendizagem baseada em problemas
CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem
Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos
a seguir:
No início do ano letivo, professores de uma rede de ensino, que atendem alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental, se reuniram para um momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas em uma formação continuada.
Nesta ocasião, foram apresentados dados referentes a uma pesquisa realizada nos anos anteriores, os quais demostraram que os estudantes apresentaram Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
uma queda no rendimento escolar conforme avançavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Dentre as justificativas para essa queda, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
apresentou-se a falta de interesses dos estudantes pelas atividades escolares, as quais não atribuíam significado aos conhecimentos trabalhados pelos professores, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
pois eles se encontravam deslocados das suas realidades sociais. Para superar essa adversidade, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
foi proposto um desafio às escolas para a elaboração de novas estratégias de ensino a serem desenvolvidas no decorrer de um semestre, a fim de recuperar o interesse dos estudantes, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
considerando o processo intencional de ensino e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar e é capaz de relacionar as vivências e as experiências dos alunos, ou seja, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
a realidade em que estão inseridos e os conhecimentos acadêmicos. Após essa formação continuada, Portfólio Aprendizagem baseada em problemas
as escolas se reuniram no intuito de levantar ideias para elaboração de novas formas de promover o ensino e a aprendizagem. Em
uma das escolas municipais que fazem parte da rede de ensino, os professores decidiram elaborar Atividades Baseadas em
Problemas envolvendo conteúdos dos componentes curriculares História, Geografia e Ciências dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Situação-problema
Produção textual Aprendizagem baseada em problemas
Suponha que você faz parte do corpo docente de uma escola dessa rede de ensino e ficou responsável por elaborar uma atividade baseada em problemas para turmas de 5o ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Para realizar a elaboração dessa atividade, você deve seguir as seguintes etapas:
1a etapa – Elaboração do cenário ou contexto problemático
Seleção do contexto real da vida dos alunos para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação.
2a etapa – Questões -problema
Definição da problemática a qual deve ser estruturada a partir de questões-problema. Trata-se do
fio condutor do trabalho,
isto é, onde pretende atuar e/ou solucionar. Para a seleção da problemática, você deve optar entre os componentes curriculares Ciências,
Geografia ou História referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, a partir dessa seleção, apontar uma ou mais habilidades previstas na BNCC.
3a etapa -Resolução dos problemas
Desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor. Os alunos, nesta fase, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica,
pesquisam na internet, discutem, em grupo, o material coletado e levantam as hipóteses de solução.
4a etapa – Apresentação do resultado e autoavaliação Síntese das discussões e reflexões. Os alunos devem sistematizar as soluções encontradas para os
elabore uma atividade baseada em um problema, para um dos componentes curriculares citados a seguir que compõem o currículo escolar nessa etapa de ensino (Ciências, Geografia ou História).
PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL
Alexandre6 –
bom