Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau. A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Construção da Escola Primeiro Degrau”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho. Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) ”Construção da Escola Primeiro Degrau”.
Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizaressas tarefas,
sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).
Situação-problema: Construção da Escola Primeiro Degrau!
Com o crescimento da cidade do Franco Borba, a prefeitura viu a necessidade de abertura de licitação para o projeto e construção
de uma nova escola, que se chamará Primeiro Degrau. A escola municipal será executada em um bairro onde ainda não existe uma escola de ensino básico e fundamental.
Neste cenário sua empresa participou da licitação e a ganhou, sendo que agora você e a sua equipe devem realizar uma série de estudos técnicos para avaliar a viabilidade, exequibilidade e segurança deste projeto.
Produção Textual Construção da Escola Primeiro Degrau
Antes de se iniciar o planejamento da construção, se faz necessário desenvolver os projetos estruturais da edificação. Sua equipe precisará determinar o efeito do vento e cargas gravitacionais sobre uma estrutura hiperestática, calculando seus esforços internos.
Com os esforços internos você deve proceder com o cálculo e dimensionamento da estrutura de concreto armado, para posterior elaboração do projeto.
De posse do projeto completo, sua equipe precisará planejar a execução do empreendimento. Será necessário escolher e especificar os materiais utilizados nesta construção, além de avaliar se estes materiais podem ser usados nas técnicas construtivas que serão empregadas.
Além disso, durante a construção será necessário planejar o canteiro de obras, gerenciar a entrada de insumos e mão de obra e realizar
o controle tecnológico do concreto. Lembre-se de que a prefeitura exige que medições sejam realizadas para que o pagamento das etapas seja disponibilizado, desta maneira um controle dos processos executivos e o acompanhamento destes é fundamental. Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Você e seu grupo estão prontos para esse desafio de planejar a construção da escola?
Agora, é com vocês! Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Partindo da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais relacionados ao tema e realizar as tarefas descritas na sequência.
Tarefa 1: Esforços Internos Solicitantes (Estruturas Hiperestáticas)
Antes da construção da estrutura propriamente dita é necessário projetá-la, calculando os esforços internos de cada elemento para proceder com o dimensionamento.
Um dos locais críticos da estrutura são as vigas, as vigas vão suportar as lajes e paredes da escola, mostrando-se elementos importantes no projeto de qualquer edificação.
Portfolio 6 periodo
A Figura 1 mostra a planta de formas dos baldrames da sala dos professores, sua tarefa será auxiliar no dimensionamento da Viga V01. Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
O esquema estático adotado para a viga está representado na Figura 1, com 3 apoios nos pilares e continuidade entre os vãos da viga.
A viga também tem diferentes cargas nos vãos pois, entre os pilares P1 e P2 temos uma meia parede, e entre os pilares P2 e P3, uma parede inteira.
Como os vãos também são diferentes, no trecho P1 a P2, temos uma viga com maior altura, resultando em uma rigidez de 2EI. Enquanto no trecho P2 a P3 temos uma rigidez de EI.
Pede-se determinar os esforços internos da viga hiperestática, pelo processo de cross. Registre todo o passo a passo utilizado para resolução da viga.
a) Processo de Cross, determinação dos momentos no P2
b) Diagrama de momento fletor, usado para determinar as armaduras da viga.
c) Reação no pilar P2, para dimensionamento da fundação.
Tarefa 2: Controle tecnológico do concreto (Materiais de Construção Civil II)
Durante a concretagem dos elementos estruturais, você e a sua equipe também serão responsáveis pelo controle tecnológico do concreto. Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Esta etapa é de fundamental importância para os engenheiros e construtores terem consciência de que o concreto atingiu ou não a resistência
Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau prevista em projeto e no caso de não ter atingido, tomar as medidas necessárias para que a estrutura não tenha problemas de manifestações patológicas por não suportar as sobrecargas.
Imagine que o concreto será analisado por amostragem parcial e que chegou à obra para a moldagem das vigas V10 à V15, os resultados do ensaio de compressão axial aos 28 dias de cura estão apresentados no Quadro 1:
Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
Tarefa 3:
Dimensionando uma viga de concreto armado sob flexão (Estruturas de Concreto Armado I)
Você e sua equipe deverão conceber e dimensionar o sistema estrutural da escola Primeiro Degrau e optaram pela utilização de peças pré-fabricadas,
uma vez que o terreno em que a edificação será construída possui um canteiro de obras com espaços limitados e a execução da obra deverá ocorrer da forma mais rápida possível. Seu grupo de trabalho ficou responsável pelo dimensionamento da seguinte viga:
Viga de seção retangular de concreto sob ação de momento fletor positivo MK = 5250 kN.cm; largura de 15 cm; altura de 35 cm; cobrimento de 3,0 cm; aço tipo CA50; concreto classe C25.
Tarefa 4: Planejando um projeto (Gestão de Projetos)
No início do projeto (iniciação) acontece a definição e seleção de um projeto, ou seja, nessa fase, há a identificação de uma necessidade,
um problema ou uma oportunidade, que precisa ter uma autorização do patrocinador para que o projeto seja iniciado. Após ser “startado”, começado, o projeto deve seguir as etapas posteriores de forma eficiente.
Tarefa 5: Levantamento de dados para o projeto e construção da Escola Primeiro Degrau (Tecnologia das Construções I)
A construção de uma escola requer muitos cuidados e o levantamento de informações com o poder público municipal é muito importante.
Imagine que você e sua equipe terão a primeira reunião com a diretora de Educação do município e alguns representantes da prefeitura municipal.
Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau Para tal vocês precisam estar preparados, não é mesmo?! Portanto, façam uma lista de quais informações precisam ser levantadas com o poder público que são essenciais para a confecção do projeto e futuramente a execução da Escola Primeiro Degrau.
Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau
DEBORA –
Valeu
Bianca5 –
Bom