Portfólio Dando olé na pandemia: como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020.
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 . A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema a “Dando olé na pandemia: como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020”.
A pandemia do Coronavírus que o mundo vive desde o início de 2020 trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos, sociais e culturais.
Com as ações de isolamento social, escolas ficaram fechadas, várias organizações adotaram o trabalho remoto e as atividades culturais e esportivas.
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 como shows, eventos e jogos de futebol deixaram de ser realizados ou foram realizados de forma virtual.
O ano de 2020, apresentou diversos desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no coração dos torcedores.
Dando olé na pandemia: como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020.A pandemia do Coronavírus que o mundo vive desde o início de 2020
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos e sociais. Com as ações de isolamento social, escolas ficaram fechadas,
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 várias organizações adotaram o trabalho remoto e as atividades culturais e esportivas, como shows, eventos e jogos de futebol deixaram de ser realizados ou foram realizados de forma virtual.
No mundo do futebol, no auge da pandemia, 211 das 215 federações associadas à FIFA cancelaram todos os jogos e pararam suas atividades.
Com isso, o impacto financeiro ao mercado foi de 14 bilhões de dólares, cerca de 73 bilhões de reais (BONSANTI, 2020). No Brasil, estimou-se que os principais clubes, até o fim de 2020, perderão, ao menos R$ 2 bilhões, na soma total (FERNANDES, 2020).
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Embora os campeonatos tenham voltado a ocorrer desde o fim de julho, todos os jogos têm sido feitos sem presença da torcida. Se
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 você é ou conhece um torcedor apaixonado por futebol, provavelmente sabe
o impacto emocional sofrido por não poder assistir ao seu clube do coração de perto, no estádio. Afinal, o torcedor sempre foi considerado o 12º jogador!A relação dos torcedores e dos jogadores com os estádios de futebol é grande.
Uma torcedora afirmou que o estádio de futebol “[…] é onde colocamos a conversa em dia, torcemos e sofremos juntos. Têm amigos
que eu conquistei no estádio e que eu vou levar para a minha vida toda, é um lugar bem especial” (FONTANA, 2020, on-line). Ricardo Gonzalez
comentarista de futebol do SporTV, afirmou que: “[…] sou jornalista há 33 anos, cronista esportivo há 32 e torcedor há 46. Tempo suficiente
para saber que futebol só faz sentido com a presença de torcedores em campo. Podem ser poucos, mas sem eles o jogo vira burocracia, um mero cumprimento de tabela” (GONZALEZ, 2020, on-line).
Economicamente, os jogos sem torcida também representam prejuízos aos clubes. Da volta dos jogos até setembro de 2020, times
como o Fluminense e Flamengo perderam mais de 1 milhão em ingressos (LANCE, 2020). Com todos esses impactos, a gestão e o marketing esportivos têm ganhado muita força.
Os clubes brasileiros e internacionais precisaram se reinventar para conseguir renda e continuar engajando seus torcedores, seu público e seus patrocinadores.
Produção Textual Dando olé na pandemia
Se antes da pandemia, o foco dos programas de sócio-torcedor estava sobre as vantagens que os torcedores poderiam ter no acesso
aos jogos, com ingressos mais baratos, participação na pré-venda, carteirinha de acesso ao estádio etc., após a pandemia os clubes intensificaram as campanhas baseadas em engajamento.
Como o caso do Coritiba Foot Ball Club, que deu a chance dos seus sócio-torcedores de divulgarem seus pequenos negócios nas mídias sociais do clube
(AVANCINI, 2020), em gamificação, como o caso do Ceará Sporting Clube, que criou a campanha “Cuide do seu Vozão” (VASCO, 2020),
além de experiências de streaming, como foi o caso dos jogos do Flamengo na Taça Rio, em 2020. Por outro lado, para garantir que os torcedores
tivessem minimizada a falta de ver os jogos nos estádios, diversos clubes transformaram a experiência dos torcedores nessa nova fase.Primeiro,
diversos clubes, como São Paulo, Botafogo, Corinthians e Portuguesa lançaram campanhas para a venda de totens com fotos dos torcedores
a serem colocados nas arquibancadas dos estádios. Quando as torcidas puderem voltar às arquibancadas, os torcedores poderão levar seus totens para casa. A figura a seguir mostra os totens no estádio do Botafogo:
Produção Textual como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020
Além disso, os clubes brasileiros também abriram espaço em seus estádios para a colocação de bandeiras enviadas pelos seus torcedores Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 No caso do Palmeiras, a decoração do estádio tem sido realizada pelas torcidas organizadas e pelo departamento de marketing,
que recebe bandeiras de torcedores e consulados e também as coloca nas arquibancadas (MATOS, 2020). A figura 2, mostra as bandeiras estendidas no estádio do Palmeiras. Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020Em relação à experiência de assistir os jogos pela TV, nos jogos em que os clubes são mandantes, Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020
os engenheiros de som dos estádios agora têm uma nova função: “colocar em todas as caixas de som os barulhos, os cantos e a vibração da torcida, para não deixar o ambiente ficar silencioso.
Esses funcionários agora são as vozes e o apoio enquanto os demais têm de torcer pelo time à distância, pela televisão” (CAMPOS, 2020, on-line).
Portfólio Dando olé na pandemia torcida engajada em 2020 São esses funcionários os responsáveis por colocar sons de apoio e mesmo vaias, dependendo do ritmo do jogo,
tendo o papel de imaginar como que a torcida reagiria e reproduzir essa reação nos alto-falantes, dando emoção ao andamento do jogo
tanto para os jogadores que sentem falta dos barulhos da torcida, quanto aos torcedores, que podem unir seus cantos ao expressados na tela.
O ano de 2020, apresentou diversos desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no coração dos torcedores.
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Debora23 –
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