Portfólio Indústria Limpa & Brilho
Portfólio Indústria Limpa & Brilho A indústria “Limpa & Brilho” fabricante de produtos de limpeza, foi fundada no ano de 1996 pelo casal João Carlos e Maria da Silva.
A empresa está localizada na região Sudeste do Brasil na cidade de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo, onde existem Portfólio Indústria Limpa & Brilho
mais 4 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado. Já nas demais regiões o mercado é pulverizado possuindo uma vasta quantidade de empresas ofertantes de bens similares.
A “Limpa & Brilho” comercializa seus produtos com redes de atacado, de supermercados e grandes comerciantes. Com a pandemia, a empresa fechou as portas por um período, o que resultou em grandes perdas financeiras.
A empresa Limpa & Brilho, assim como outras empresas, estão passando por uma situação atípica devido à pandemia causada pelo coronavírus. Portfólio Indústria Limpa & Brilho
Em virtude disso, a empresa colocou um novo produto (Brilho Max) de limpeza no mercado que elimina o coronavírus ao limpar as superfícies. Portfólio Indústria Limpa & Brilho
Logo, para conseguir atender sua demanda do novo produto, a empresa já está funcionando em dois turnos de 8horas cada turno. A empresa possui 110 colaboradores em cada turno, totalizando 220 colaboradores. Portfólio Indústria Limpa & Brilho
A empresa envasa seu novo produto de limpeza em garrafas de 1L (um litro), podendo chegar a uma produção de 120 garrafas por minuto
(sem considerar nenhuma perda), entretanto, todo dia em um único turno, é necessário realizar preparação das máquinas (setup)
e manutenção preventiva, totalizando um tempo total de 90 minutos. Ao analisar o padrão de produção da empresa, verificou- se uma eficiência de 80%.
Portfólio Indústria Limpa & Brilho
Portanto, conforme os dados acima, você deverá auxiliar a empresa Limpa & Brilho a determinar sua capacidade produtiva e produtividade. Logo, você deve:
aplicar os conceitos de Capacidade Instalada; Capacidade Nominal; e Capacidade Efetiva.
Com os dados do enunciado desta tarefa, calcule a capacidade instalada; a capacidade nominal; e a capacidade efetiva da empresa Limpa & Brilho explique o que é Produtividade Parcial e Produtividade Total.
Determine a produtividade parcial da mão de obra considerando as informações do enunciado da questão e os seguintes dados:
Considere que no último ano, a empresa produziu 17.500.000 litros de produtos de limpeza.
Determine a produtividade total considerando a produção anual de 17.500.000 litros de produtos de limpeza no último ano e um total de todos os custos anuais (input) de R$4.500.000,00 para a produção dos produtos de limpeza.
Como podemos constatar ao longo da Situação Geradora de Aprendizagem, a empresa Limpa & Brilho lançou um novo produto no mercado
que resultou em um grande aumento da sua demanda e agora os gestores da empresa já consideram a instalação de um Centro de Distribuição em Recife (PE) Portfólio Indústria Limpa & Brilho
para que a empresa possa reduzir seu tempo de entrega para os estados do Norte e Nordeste do país. Embora a implantação desse Centro de Distribuição possa contribuir Portfólio Indústria Limpa & Brilho
Produção Textual Indústria Limpa & Brilho
substancialmente para a elevação do nível de serviço entregue pela empresa aos seus consumidores e, consequentemente, aumentar junto a
Portfólio Indústria Limpa & Brilho eles o nível de satisfação e fidelização quanto ao novo produto fornecido pela empresa, os gestores sabem também que isso irá gerar um alto custo.
Em uma pesquisa realizada pelo departamento financeiro da empresa, ficou previamente determinado que esse custo não deve ultrapassar 6%
Portfólio Indústria Limpa & Brilho para que as operações por meio desse Centro de Distribuição não se tornem inviáveis para a Limpa & Brilho. Os valores orçados para a instalação do CD foram os seguintes:
Aluguel mensal do Centro de Distribuição: R$ 44.000,00
Salários e Encargos Sociais: R$ 20.000,00
Demais gastos (armazenagem; movimentação; administração e sistemas informatizados: R$ 9.000,00
A empresa pretende enviar para a cidade de Recife 10 carretas por mês com uma carga avaliada em R$ 200.000,00 e um frete previsto por viagem
é de R$ 10.000,00. Entretanto, como se trata de um produto bastante suscetível a se perder quando exposto a altas temperaturas
e umidade, sabe-se também que será necessário adotar novos procedimentos de embalagens que irão custar à Limpa & Brilho R$ 420,00 por viagem.
Por fim, para otimizar a distribuição entre o Centro de Distribuição e os clientes, a empresa pretende alugar dois caminhões trucks Portfólio Indústria Limpa & Brilho por um valor de R$ 8.000,00 cada para as entregas dentro das cidades que serão atendidas.
Portfólio Indústria Limpa & Brilho
A pandemia do novo coronavírus, traz um contexto diferente para as empresas. Mesmo recorrendo às entregas, a tendência é que seja
mais difícil manter o ritmo de vendas de antes e nesse caso ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais fundamental para sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação.
Para Megliorini (2012), o mark-up consiste em uma margem que via de regra se apresenta na forma de um indicador, que é incorporado justamente
ao custo de produção ou custo variável (dependendo do sistema de custeio), para determinar ao final o preço do produto ou serviço.
A empresa Limpa & Brilho resolveu inovar e lançar um produto de limpeza, o Brilho Max, específico para higienização que elimine o coronavírus
e para isso precisa elaborar seu preço de venda corretamente a fim de que este item seja competitivo e que traga à empresa a lucratividade estimada.
Em uma análise, os gestores da Limpa & Brilho chegaram aos seguintes dados:
Despesas administrativas: 6%;
Despesas comerciais: 7%;
Comissões: 5%; e
Tributos (ICMS, PIS, Cofins): 28,5%.
A margem de lucro esperada pela empresa é de 15%.
O custo de produção é de R$ 5,39 por unidade.
Sendo assim, determine o preço de venda unitário do Brilho Max utilizando o mark-up multiplicador, considerando que o preço de mercado é R$ 15,00.
Bianca5 –
Obgdd