INDICE
PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL
ao longo do processo educacional. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. Considerando
o contexto da pandemia de covid-19, vivenciado fortemente no ano de 2020 e a necessidade do isolamento social, a educação teve
que se reinventar. As tecnologias e plataformas digitais foram essenciais Portfólio Semana Cultural Virtual
para conduzir o processo de ensino e aprendizagem remoto. Behar (2020) aclara a importância de entender que o termo “remoto” significa
distante no espaço e se refere a um distanciamento geográfico. Portfólio Semana Cultural Virtual
O ensino é considerado remoto porque foi autorizado, em caráter excepcional, uma recomendação pela substituição das aulas presenciai Portfólio Semana Cultural Virtual
por aulas mediadas por tecnologias de informação e comunicação. A partir da realidade de cada localidade poderá existir orientações
específicas sobre como as aulas irão acontecer. (BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Coronavírus. Universidade Federal
do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto- emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
Acesso em: 21 jan. 2021.).Portfólio Semana Cultural Virtual
A tecnologia mostrou-se uma importante aliada nesse contexto. Plataformas de aprendizagem on-line, metodologias ativas, games, ferramentas de
reuniões, aplicativos de gravações audiovisuais, Portfólio Semana Cultural Virtual
PRODUÇÃO TEXTUAL SEMANA CULTURAL VIRTUAL
entre outros recursos, foram adaptados ou ampliados em todos os contextos – da educação infantil ao ensino superior. Ainda que a discussão
sobre a inserção de ferramentas tecnológicas em sala de aula não fosse algo recente, essa questão se tornou protagonista no campo educacional. Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de competências e habilidades que auxiliam na organização
curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais que os alunos Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo devem desenvolver ao longo da educação básica. No ensino fundamental, as aprendizagens sistematizadas devem se articular
com as experiências vivenciadas pelos alunos em seu contexto domiciliar,
Assim, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo O planejamento do professor deve contribuir com a formação de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,
respeitar a convivência no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas
de modo responsável e produtivo. Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, Seguindo essa perspectiva, ao longo da educação básica, e com a utilização de diferentes ferramentas disponibilizadas pela tecnologia,
cabe ao professor instigar o aluno a questionar, analisar, Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim, ampliar a visão de mundo enquanto estabelece relações com seu meio. (BRASIL
. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Portfólio Semana Cultural Virtual
Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images
/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021). O componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Portfólio Semana Cultural Virtual
Segundo a BNCC (BRASIL, 2018), a Arte contribui com a interação crítica dos alunos frente à complexidade do mundo,
Assim, favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, articula saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolve as
práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas.
Produção Textual Semana Cultural Virtual
Assim, Considerando a relevância das práticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a necessidade
Contudo de criar estratégias de ensino para oportunizar a aprendizagem diante do contexto da pandemia, torna-se necessário refletir sobre o
uso da tecnologia nas abordagens utilizadas no ambiente escolar e a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino. Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem
Contudo Gabriela é pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola que deu continuidade
ao ano letivo por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores já se adaptaram
Assim, a esse contexto, mas Gabriela percebeu que eles estão um pouco desmotivados e cansados da rotina escolar. Além disso, a professora
também notou que as relações culturais e artísticas estão Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem. A partir dessas percepções, a professora apresentou à coordenação pedagógica uma proposta de realizar uma Semana Cultural Virtual,
Assim, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística
e social a partir das apresentações realizadas, Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo motivando a participação dos alunos nas atividades escolares remotas. A coordenação pedagógica adorou a ideia, visto que também
percebeu a desmotivação dos alunos e convocou os professores
Assim ,para a construção de um projeto interdisciplinar que viabilize a realização da Semana Cultural Virtual, a qual deve considerar
as questões culturais, lúdicas, artísticas e sociais que perpassam a prática docente nessa etapa da educação.
Produção Textual Pedagogia Semana Cultural Virtual
Situação-problema
Contudo Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado à realização da Semana
Assim, Cultural Virtual e algumas dúvidas surgiram: Que tipo de apreciações e experiências artísticas podem
Contudo ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a interdisciplinaridade
Assim, no planejamento e execução do projeto? Quais ferramentas digitais podem ser utilizadas? O seu desafio agora, é: Colocar-se no lugar dos professores para: Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo Construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana Cultural Virtual voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, Este projeto deve contemplar os fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os aspectos culturais Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo e sociais que perpassam a aprendizagem dos alunos e apontando o uso de ferramentas e plataformas digitais que possibilitem apreciações, atividades, diálogos e interações entre os alunos.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, você deverá:
a) Ler os textos disponibilizados em anexo: Portfólio Semana Cultural Virtual
Texto 1: O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos nos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em: 20 jan. 2020.
Texto 2: Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente.
PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate
em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 21 jan. 2021. Portfólio Semana Cultural Virtual
Texto 3: Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Interdisciplinaridade no contexto escolar:
relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.
b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelo acadêmico:
1) Elaborar a introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que
será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.
2) Para o desenvolvimento do trabalho, você deve apresentar uma proposta de projeto interdisciplinar visando a viabilização da Semana Cultural Virtual
Contudo a ser realizada com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Os textos indicados irão subsidiar a elaboração do projeto.
Lembre-se de oportunizar diálogos entre as disciplinas do semestre na proposição das atividades.
Exemplo:
Assim, Ao propor uma atividade relacionada à literatura de cordel, que refere-se a uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo seria possível explorar não só a interpretação e musicalidade presente na manifestação literária, como também pesquisar cordéis
voltados ao público infantil. Tal prática abordaria aspectos estudados nas disciplinas Educação e Artes,
Assim, Aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura Infantojuvenil. Os cordéis poderiam ser utilizados no processo de alfabetização e letramento dos alunos, Portfólio Semana Cultural Virtual
Portfólio Pedagogia
tendo, portanto, direta relação com a disciplina Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento. A seguir, você poderia
Contudo abordar aspectos históricos da cultura popular brasileira ou ainda pesquisar períodos específicos considerados como importantes
para o estilo e analisar aspectos geográficos das regiões que possuem a literatura de cordel como uma das manifestações artísticas características da região. Esse trabalho
Assim, incorporaria elementos presentes na disciplina Aprendizagem da Geografia e História. Outros aspectos regionais poderiam ser explorados pela disciplina Aprendizagem de Ciências Naturais
Contudo ao estabelecer paralelos com métodos científicos a partir de temáticas de interesse dos alunos. Para finalizar, você poderia pedir para os alunos criarem um cordel sobre a temática
Assim, relacionada à uma legislação educacional específica que tivesse relação com os temas estudados,
oportunizando assim, Portfólio Semana Cultural Virtual
Portfólio Semana Cultural Virtual
Contudo um novo olhar sobre os estudos realizados na disciplina Legislação Educacional. Perceba que a partir de um tema é possível relacionar aspectos variados Portfólio Semana Cultural Virtual
Assim, voltados às diferentes áreas do conhecimento. Você deve escolher outra temática e adotar o modelo a seguir:
Portfólio Rede de Mini Mercados Luza S.A
bianca –
Tudo certo
andreia –
Muito bom